O QUE É UM DCE?
No final da década de 30 surge no Brasil a UNE (União Nacional dos Estudantes) e, a daí em diante o que podemos chamar de Movimento Estudantil organizado. A partir de então e ao longo de sua história, o Movimento Estudantil atua de forma marcante na luta pela modificação da realidade social como protagonista, juntamente com os movimentos populares, nas decisões do contexto econômico, político e social nacional.
O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é uma entidade entre as muitas previstas na organização institucional do Movimento Estudantil. A finalidade principal desta entidade é representar os estudantes dentro de um espaço de discussão democrático, onde todos os participam, propondo, discutindo e deliberando sobre as diversas questões de caráter coletivo que vão de encontro aos interesses da classe estudantil.
As questões que entram na pauta de cada DCE, bem como a sua ligação com organizações sociais e entidades representativas estudantis nacional, estadual e municipal, variam de acordo com o que é deliberado pela gestão eleita em assembléia geral, juntamente com seus associados nas assembléias e conselhos previstos no estatuto das entidades. Contudo, essas disposições podem variar de DCE para DCE.
O DCE PUC-MG
O Diretório Central dos Estudantes da PUC-MG foi fundado em 1° de março de 1952 e é uma das maiores entidades estudantis do Brasil. Sua história está intimamente relacionada durante essas mais de cinco décadas, com todos os acontecimentos que perpassam a história de luta do movimento estudantil enquanto agente transformador sócio-político em defesa dos interesses dos estudantes da PUC-MG e por uma sociedade mais justa. Nossa sede está localizada no prédio 21 do campus Coração Eucarístico, onde participamos diretamente do dia a dia dos mais de 21.000 alunos, 600 professores e 1.100 funcionários.
Como organização social de classe vinculada à PUC-MG o DCE tem como finalidades principais:
VOZ DOS ESTUDANTES II
A Gestão Voz dos Estudantes II, que tomou posse em junho de 2010 está construindo uma nova proposta de representatividade estudantil, aliando os interesses diretos dos universitários às possibilidades da universidade, de forma consciente e responsável.
Formada por um grupo composto por 703 estudantes que se uniram em prol do corpo discente da PUC Minas.